sábado, 19 de março de 2011

Temperamentos e Afinidades...


O tema inicialmente proposto é o seguinte: “Temperamentos e afinidades.”(inspirado na crônica de Martha Medeiros) Faça sua pergunta:
1-Temperamento é o mesmo que personalidade e caráter?

            Temperamento é muito diferente do conceito de  personalidade. Personalidade vem de “persona” (máscara).Vejamos, quando estamos no trabalho exercemos a nossa função,quando somos mãe,amiga ...em cada uma dessas situações vestimos uma “personalidade’,porém sem perder a nossa identidade e identificação ideológica. Temperamento é determinado até mesmo antes de nascermos.Um exemplo,é uma criança que é agitada, com temperamento calórico.
            Conhecer o temperamento das pessoas que convivemos é muito importante,para estabelecermos as regras da boa convivência.
Precisamos aprender  a somar as habilidades para cada vez mais superamos as diferenças.
            E finalmente caráter é o nosso temperamento associados ao ambiente no qual estamos inseridos: nossa cultura,nossas crenças e valores,a educação que recebemos da nossa família e do sistema educacional.
2- Quase são os tipos de temperamentos ?
São 4 :
-Sanguíneo(é o mais popular -Pessoas que tende a ser rápidas em suas ações e reações)
-Colérico(Pessoas empreendedoras,cheias de energia..aquele que é “mais esquentado”
-Fleumático(Basta pensar nos ingleses,-fleuma -sinônimo de “calma”)
-Melancólico (pessoas melancólicas aceitam as idéias.è analítico e talentoso,perfeccionista,sacrificado e com uma natureza emocional sensível)
Nunca agimos  de acordo com apenas um tipo.Na maioria das vezes combinamos alguns deles.
3- Bem agora fala um pouco a respeito desta tal afinidade.
Bem vocês acreditam em alma gêmea...só na novela e na música do cantor  Fabio Jr. Estamos sempre procurando alguém diferente de nós,mais parecido ao mesmo tempo.
            Pode ser o oposto do nosso temperamento mais precisa ter muitas afinidades. Caso seja ao contrário,alguém nesta relação vai sair perdendo.Vai se permitir ser roubado na sua individualidade somente para agradar seu parceiro. Os projetos de vida precisam ter cumplicidade. Mesmos nas coisas mais simples:tipo escolha de alimentação,prática de esportes,gosto pela natureza,viagem,parcerias para dançar...Você já imaginou viver ao lado de uma pessoa a vida toda que não compartilha em nada dos seus sonhos....Me desculpem mais estou fora....
            Ah! Queridos  leitores falarei a respeito das personalidades sedutoras na próxima coluna...(São aqueles que te seduzem e depois abandonam....com medo de ser abandonados).


Malu Carvalho
Obs. Enviem suas perguntas  por comentário ou e-mail

Esta entrevista foi publicada na folha cultural da ATLECA Academia Trindadense de Letras,Ciências e Artes. Ano 1 no 001 fev 2011

8 comentários:

  1. Olá Malu!! Muito bom!! "Pode ser o oposto do nosso temperamento mais precisa ter muitas afinidades'.Grande verdade, bom seria mesmo escolher pela razão.
    bjos Malu.

    ResponderExcluir
  2. Ah! Minha querida amiga ...seria tudo muito previsivel...As coisas do amor não são calculadas.Por isso vivemos sempre em busca do equilibrio.
    Bjs de sabado.
    Malu

    ResponderExcluir
  3. Fernando Anitelli diz que Os opostos se distraem, os dispostos se atraem....Bjo

    ResponderExcluir
  4. Adorei o texto! Conteúdo muitissimo interessante, já estou ansiosa pra ler o próximo...rsrsrs Bjãoo

    ResponderExcluir
  5. Esta entrevista foi publicada na folha cultural da ATLECA Academia Trindadense de Letras,Ciências e Artes. Ano 1 no 001 fev 2011

    ResponderExcluir
  6. MAlu, é importante você citar que esta matéria foi originalmente publicada na coluna de mesmo nome,no Jornal Academus, da Academia Trindadense Ciências e Letras.
    Seu texto é muito interessante para todos aqueles que tem o desejo de conhecer um pouco mais da complexa natureza humana.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Querida professora e amiga Dóris, agradeço a observação.
    Acrescento ainda que a idéia do blog ,veio para agilizar as participações na coluna do jornal da ATLECA e também do programa da Rádio de Trindade-GO 87,9.

    ResponderExcluir